Festival Anarriê de Itariri estimula tradições do ciclo joanino
No fim de semana dos dias 19 e 20 de julho, foi realizado em Itariri, cidade localizada no Vale do Ribeira (sul de São Paulo), o “Arraiar da Vila”, o II Festival Anarriê.
O Arraial é pensado no intuito de fomentar, estimular e divulgar as peculiaridades das festas de Santo Antonio e São Joao no Vale do Ribeira. O processo começou no início do ano com a pesquisa de campo e a sensibilização das comunidades para a participação do festival.
A pesquisadora da Comissão Paulista de Folclore, Nancy Domingues de Ezidio, idealizadora do projeto, ainda trouxe para o evento, a partir de pesquisas, as comidas e brincadeiras tradicionais do ciclo joanino.
Participaram do Arraial os seguintes quadrilheiros: Quadrilha Tia Chalico de São Vicente, Lenha na Fogueira de Miracatu, Ativos de Peruíbe, Tia Andy e Angel de São Vicente, APAE de Itariri, Tia Valdelice de São Vicente, ACONVITA de Irariri, Grupo Ciranda de Itariri e Cia. Nova Geração de Itariri.
Para dar continuidades às ações das quadrilhas e festejos do ciclo de São João a Comissão Paulista de Folclore fará uma capacitação aos gestores dos municípios para o fomento e divulgação do festejo no próximo ano.