top of page

A cidade de Lagoinha, no Vale do Paraíba, celebrou a Festa do Divino

De 12 a 21 do mês de julho, a cidade de Lagoinha, no Vale do Paraíba, celebrou a festa do Divino Espírito Santo. O tema desse ano foi “Com o Espírito Santo Queremos testemunhar a Fé”. Após a novena diária, houve quermesse com shows e barracas.

No ano de 1907, realizou-se a primeira festa com festeiro e o grupo de foliões. Eles percorreram todo o município e a região, arrecadando prendas para a realização do evento.

Com o passar dos anos, a cidade e os demais festeiros conquistaram apoio da imprensa de toda região. A festa começou a ser prestigiada, em seus dez dias, por um grande número de turistas e grupos folclóricos. No ano passado, Lagoinha recebeu mais de 30 mil visitantes.

A Festa do Divino ocorre em vários municípios do estado de São Paulo. No Vale do Paraíba, cortejos de devotos costumam sair com suas bandeiras votivas. São comuns os cortejos a cavalo - as cavalarias -, e a farra do João Paulino e a Maria Angu (bonecos gigantes). Neles não podem faltar o levantamento do Mastro Votivo, o Império do Divino ricamente ornamentado, e as comidas, símbolo da maior graça do Divino - a fartura.

No último dia da festa, houve missa, a procissão do Mastro e o prato tradicional da região - o afogado. Encerrando a festa, aconteceu a procissão e uma grande queima de fogos.

Crédito das fotos: Portal Lagoinha

Divino 7.jpg
Divino 5.jpg


bottom of page