Cultura popular para seminaristas da região bragantina
Objetivo é preparar os futuros padres ao chegarem às comunidades tradicionais
Lilian Vognel Gerente de cultura popular e folclore da prefeitura de Atibaia e membro da Comissão Paulista de Folclore foi convidada pelo reitor do Seminário Diocesano São João Maria Vianney, Padre José Antônio Buaretto, a ministrar um curso sobre Cultura Popular e Folclore para os seminaristas do 2º ano.
O primeiro módulo do curso terá como temática o conceito sobre folclore, religiosidade popular e as principais manifestações da região bragantina. Já o segundo módulo será ministrado pelo Padre Eugênio Luiz Bert, pároco da basílica de Itatiba e membro da Comissão Paulista de Folclore. O tema deste modulo será a visão e a recepção da Igreja em relação aos grupos de cultura tradicional.
Segundo Lilian, os seminaristas, apesar de serem da região bragantina, não conhecem as manifestações. “É necessário mudar a visão de alguns padres que chegam as comunidades e não conhecem e nem entendem as manifestações de religiosidade e de fé de algumas comunidades. Temos visto festas com tradição de mais de 200 anos serem canceladas pelos padres que desconhecem as manifestações do Divino, da Congada, que estão ligadas à Igreja e à devoção”, afirma Vognel